Não adianta falar em 4.0 se a mentalidade ainda está no 1.0... Escutei isso de um diretor de compras recentemente e fiquei pensando sobre a tal frase por algumas semanas.
Na verdade, isso deveria ser o slogan de uma empresa provedora de soluções 4.0, ou deveria ser a meta de uma empresa que busca digitalização ou então deveria ser tatuada no braço de consultores de consultorias especializadas neste tipo de trabalho... mas infelizmente essa frase está escondida debaixo das mesas de trabalho das pessoas... sabe aquele carpete velho, surrado, então... está lá em baixo.
Fui chamado para palestrar em um evento sobre 4.0 no final de 2019 e preparei um material que falava sobre a sopinha de letras do 4.0 (IOT, RPA, BIG DATA, MACHINE LEARNING, IA, CHATBOT, BI, RA, entre outras) e como eu já esperava, muita gente já sabe o que significa isso tudo... nem precisa ir muito além, é só dar um Google pra saber que IOT por exemplo é a internet das coisas, equipamentos com internet, exemplo: sistema que é utilizado em um tênis, mede performance da corrida e faz gestão do exercício, sistema que controla luzes da casa pelo celular... mais um Google vai, agora em Machine Learning: Máquina cruza dados e aprende sozinha, exemplo: máquina analisa big data e exame de paciente e sugere o diagnóstico... mais um pouquinho... dá um Google em BI – Business Intelligence, máquina analisando dados e gerando indicadores, exemplo: Cockpit de um avião, Painel Bottom Line de uma empresa... aliás, o próprio Google usa 4.0.
Mas o que eu não esperava é que quase ninguém tinha um exemplo de 4.0 aplicado em compras, e isso é muito preocupante hoje em dia porque se olharmos para o lado, o 4.0 invadiu nossas vidas, nossas vidas particulares e nossas vidas profissionais... ou você ainda liga na pizzaria pra pedir uma pizza? Liga no ponto de táxi, aquele que tem um banco velho com uma cobertura velha, tipo um ponto de ônibus lembra? Com um telefone dentro de uma caixa de ferro e trancada com um cadeado... lembra? Com os taxistas jogando truco numa mesa de cimento ao lado esperando o telefone tocar... meu Deus, como estou ficando velho...
Em outro evento que participei no final de 2019 pude conversar com outro grupo de pessoas e aconteceu o mesmo, ninguém tinha um exemplo de 4.0 aplicado a compras... conversando com alguns compradores comecei a entender um pouco sobre seus processos, alguns com dificuldades em integrações de sistemas ERP´s com sistemas de e-procurement, outros com problemas de falta de investimento para melhorias em controles mas o mais incrível dos exemplos era um comprador com problemas na obtenção de base para spend analysis, problemas com cadastros de itens e fornecedores, com integração em sistemas ERPxEPROC, com problemas para controles devido a base suja e falta de um BI descente, etc... praticamente com problema na cadeia inteira. Eu nem sei como ele consegue operar compras dentro de uma empresa assim e infelizmente sei que é assim na empresa dele, sei também que em muitas empresas por ai também são assim, e por quê?
Porque a tal da mentalidade é 1.0!!! simples!!!
E como mudar isso?
Comments