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Os desafios da área de compras de uma empresa de transportes



Durante e após a pandemia do Covid-19, as áreas de compras foram amplamente pressionadas para manutenção do fluxo de compras de Insumos, Indiretos e CAPEX nas empresas.


Ao contrário da maioria dos seguimentos de negócios, que tiveram suas demandas fortemente abaladas, os ramos de alimentos e transportes nunca foram tão cruciais e estratégicos no país e no mundo. Enquanto a maior parte da população ficava em casa, o alimento precisava chegar até as famílias e neste contexto, o transportador e indústrias alimentícias ficaram em evidência.


Mesmo durante a crise do petróleo na década de 70, onde a população e as empresas tiveram seus percalços, o evento de 2020 teve maior relevância, até pelo número atual da população mundial e suas limitações.


Gostou do tema? então pegue seu café e bora lá para mais um papo de comprador. E se você não é comprador, tudo bem, nos acompanhe nesta jornada e conheça um pouquinho dos desafios que nos cercam todos os dias e, com bom ânimo, superamos limites e vencemos diversas batalhas todos os dias.


A área de compras é a porta de entrada e início de toda a cadeia produtiva, por este motivo, o comprador é um dos primeiros a sentir as mudanças e quebra de paradigmas do mercado.


Se durante a pandemia os compradores das transportadoras surfaram na onda do diesel barato, hoje a realidade é totalmente diferente. O óleo diesel vem ganhando manchetes devido aos recordes de preços. Com o avanço da vacinação em massa e retorno das atividades, as restrições começaram a cair e a demanda sofreu uma forte pressão num curto espaço de tempo. Por outro lado, a oferta que havia sido adaptada a queda do consumo, não retornou na mesma velocidade. Havendo assim, um choque entre oferta e demanda.


Desta forma, não só o combustível como outros produtos mais utilizados na divisão de transporte tiveram seus preços com altas históricas. Desde o combustível até os pneus, todos os insumos das transportadoras mais que dobraram de preços. Para piorar o cenário, o preço não acaba sendo o principal vilão da ocasião, mas a escassez de produtos.


Como manter as operações com escassez e risco de falta dos principais produtos da divisão de negócio?


Pois heh, nossos amigos de compras tiveram e estão tendo um árduo trabalho em buscar a manutenção do fluxo de compras e reposição de mercadorias para que a operação não pare. E infelizmente, ouvimos muitos relatos de paradas que foram inevitáveis.


Os pneus, por exemplo, tiveram uma super demanda na retomada das atividades, mais precisamente no primeiro semestre de 2021. Os compradores tiveram que explorar alternativas de importação deste recurso, mas acabavam se deparando com outro desafio, o frete internacional. Com os fluxos de navios amplamente prejudicados com os efeitos pós-pandemia, onde a tripulação fora afetada com casos positivos e assim necessitando de ficar em quarentena, o serviço fundamental na troca de mercadorias num mundo globalizado vira a evidência e ponto crítico da cadeia de suprimentos global.


Pois bem, se de um lado, o fornecedor nacional não consegue atender a demanda doméstica, o comprador vai buscar fora, mas se depara com a falta de navios e/ou preços elevados de transporte. Como sobreviver a tudo isso?


Como em toda cadeia produtiva, os preços dos insumos e os demais inerentes à operação das atividades, sempre são repassadas ao consumidor final. Porém, na divisão de transportes, tal repasse é mais complexo, pois o mercado é composto por muitos autônomos e ainda enfrenta um cenário de pouca conexão e organização no que tange a associações e entidades de classe. Com isso, a concorrência passa por enormes desafios mesmo antes da pandemia, imagine este cenário num momento de escassez dos principais componentes necessários para o veículo rodar dentro da legislação vigente.


Resumindo, o comprador ficou entre a cruz e a espada, onde de um lado precisou negociar os melhores preços do mercado num cenário de escassez, e de outro com a pressão da direção da empresa para que os insumos não faltassem evitando o rompimento das operações e atendimento aos clientes.


Se algum dia tiver a oportunidade de sentar com outros amigos de compras de seguimentos diversos, procure compartilhar os desafios e aprendizados que superaram durante este período complexo que passamos. Com certeza, você ouvirá grandes histórias de superação.




Texto escrito por Alex Ponce | 25/07/2022, fundador da APX Energy , com página no Instagram @apx_energy_brazil e é colunista do Café com Comprador.


Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

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